quarta-feira, 4 de maio de 2016

Desmitificando a Profissão "Gerente de Projetos"


 A Profissão Gerente de Projetos, sejam estes Gerentes de Projetos de Software, Implantação, WEB, Produtos, entre outros demanda do profissional diversas competências dentre elas destacam-se:



#1 Organização

Essa talvez seja a habilidade mais básica e a mais essencial. Muitas vezes você terá que gerenciar mais de um projeto ao mesmo tempo, e se organização não for a sua maior qualidade, você enfrentará alguns problemas. Mas não se preocupe, se este for o seu caso, não é difícil desenvolver esse tipo de habilidade. Se for preciso, busque ferramentas que o auxiliem nisso.

#2 Liderança

Nunca, jamais, confunda líder com chefe. É bem verdade que existem mais chefes do que líderes por aí, mas um gerente de projeto não pode se encaixar no perfil da maioria. Ele precisa ser um agente da mudança, engajar e inspirar o seu time a ir junto com ele. Nem todos nascem sabendo liderar, porém todos podem desenvolver a liderança.
Ser um bom líder significa também conhecer os membros da sua equipe e saber encaixá-los nos projetos certos, de acordo com as suas competências.
E lembre-se sempre: uma boa liderança garante um ambiente de trabalho mais saudável e, por consequência, o alto astral da equipe,  que trabalhará muito mais motivada.

#3 Comunicação

A comunicação é o ponto fraco de muitos projetos. É preciso ter um processo aberto e transparente de comunicação, com incentivo à troca de ideias e opiniões. Outro ponto fundamental é ter a consciência do que deve e o que não precisa ser comunicado para equipe e stakeholders. Se o gerente de projeto quiser melhorar a produtividade dos seus projetos, então ele deve trabalhar para melhorar a comunicação na sua equipe.

#4 Negociação

A palavra “negociação” é praticamente sinônimo de gerência de projetos. Você tem de lidar o tempo todo com diferentes interesses, buscar um acordo que seja satisfatório para ambas as partes, convencer pessoas a fazer o que não querem, pedir mais prazo ou recursos para determinada tarefa, e por aí vai.

#5 Gerenciar crise

O gerente de projetos deve sempre se antecipar à crise. Mapear os possíveis riscos nos quesitos mais importantes para o cliente é uma tarefa primordial.
A habilidade do item 3 será uma importante ferramenta para lidar com a crise. Uma dica que damos é evitar o “fogo amigo” entre sua equipe. Para isso, mantenha um nível de estresse saudável, nem demais, nem de menos.

#6 Resolução de problemas e tomada de decisão

Tenha atitude diante do risco. Tenha confiança suficiente para tomar decisões sem ter todas as informações disponíveis. O bom gerente de projetos identifica os problemas e propõe soluções, age quando é necessário e lidera a equipe rumo ao sucesso.

#7 Persistência

Ter paciência e insistir quando for necessário nunca é demais. Você não pode desistir frente as dificuldades. Não é fácil, e se fosse, a profissão não seria tão valorizada como é atualmente. A persistência é o que irá diferenciar o ótimo do bom.
Se você deseja investir nessa profissão, então agora você já sabe o que você precisa ter ou desenvolver.

Em síntese, o gerente de projetos está empenhado em gerenciar projetos, planejando sua execução e acompanhando o escopo estabelecido e o progresso das rotinas, a fim de cumprir metas, prazos e custos estabelecidos. Identifica os riscos para estudar formas de mitigar impactos e corrigir ações. 

A situação atual é um mercado sedento por profissionais completos, capacitados e preparados, com experiência. As certificações do PMI nasceram para indicar que quem possui a certificação seja PMP, PMI-ACP e outras, estão habilitados com os rígidos padrões do PMBOK do PMI. Portanto a certificação é um caminho muito importante para quem busca se qualificar e confirmar ao mercado seu preparo para o ambiente de projetos. Neste sentido, segue materia Univesp TV que aborda o cotidiano de um Gerente de Projetos.

 Vídeo 1 - Profissões: Gerente de Projetos

Conclusão:

O Gerente de Projetos é um profissional em ascensão no mercado de trabalho, ao tempo em que reunir as competências para o pleno desenvolvimento da função não é algo trivial, mas notoriamente recompensador. Desta forma, é uma carreira bastante promissora que acolhe profissional com afinidade com liderança de pessoas, gestão de riscos, trabalho sob pressão, organização, persistência, boa capacidade de negociação e principalmente comunicação.

Referências:






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